Este é o blog do Ministério de Criatividade Artística da Igreja Batista Maranata. Nossa missão é coordenar as atividades dos ministérios das Artes, fomentando a criatividade e a qualidade artística.

1 de agosto de 2011

Cinco passos para lidar com a bagunça


Recentemente, li esse artigo escrito por Paula Fuzet, que me colocou a pensar (http://br.mulher.yahoo.com). Transcrevo a seguir, incluindo alguns comentários meus.

Às vezes a bagunça física acaba afetando nossa cabeça gerando uma bagunça mental.
Sabe quando algo está tão bagunçado que a gente não consegue pensar? Basta organizar a casa para retomar o controle da vida.

Comentário JP > Quantas vezes deixamos a confusão tomar conta de nossa vida (e ministério), não é mesmo?... As razões podem ser diferentes, mas o resultado desastroso é o mesmo!
Se você se sente oprimido pela bagunça, aqui estão cinco passos praticamente indolores para começar a limpeza física (e mental).
Comentário JP > Às vezes, a solução não é tão complicada quanto pensamos! Mas vai exigir uma decisão (e ação!) de nossa parte.
1. Comece identificando as áreas de maior impacto para organizar (guarda-roupa, sala, cozinha), pegue duas caixas e identifique-as como: “guardar” e “jogar”.
Comentário JP > Antes de começar a tentar resolver tudo ao mesmo tempo, entenda o que de fato é importante, que precisa ser consertado com prioridade!

2. Cada vez que você passar por essa "área de impacto", coloque um item em cada caixa - não pense em desculpa para ficar com itens que obviamente estão causando desordem e caos no espaço. Você tem duas alternativas: guardar ou jogar.
Comentário JP > “Pequenas ações freqüentes” podem ter um impacto muito maior do que apenas uma “grande solução única”... Como é mesmo? Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!... Não deixe de executar a “pequena ação” quando tiver a oportunidade de fazê-la!
3. Quando você terminar de colocar todos os itens nas caixas, será fácil saber o que ficará e será organizado e o que será eliminado.

Comentário JP > Se você não consegue ver o tamanho real do problema, talvez nunca tenha coragem de resolvê-lo. Entenda as coisas como de fato são! Peça ajuda de outras pessoas para “entender o que tem de ser feito”.

4. Agora, dê uma olhada na caixa “jogar” e separe o que será doado ou irá definitivamente para o lixo. Para não ficar com a caixa de itens para doação encalhados na porta de casa ou no quarto da bagunça, coloque imediatamente no carro ou ligue para uma instituição coletar. Então coloque o lixo na rua.

Comentário JP > Aja de acordo com o que você planejou fazer para resolver o problema. “Pensar muito” não substitui o “fazer”! Às vezes pensamos muito, mas na “hora H” de fazer, vacilamos...

5. Agora a tarefa final é organizar o que sobrou na caixa "guardar" e isso não deve demorar muito também.

Comentário JP > “Arrumar” é muito mais do que apenas “jogar fora o que não é preciso”... É necessário “fazer funcionar bem” o que é importante. Não perca tempo!

Dependendo do tamanho da área, o grau de desorganização e da quantidade de tempo que você gasta nesse ambiente, seja escritório, garagem, quarto, qualquer um desses projetos pode ser feito facilmente usando o mesmo processo. Não tente resolver um cômodo inteira de uma só vez. Setorize por escrivaninha, mesa de cabeceira, gaveta dos talheres, etc. Envolva toda a família ou colegas de trabalho, afinal a gente não pode sair por aí jogando pertences das outras pessoas.

Comentário JP > Seja a desarrumação grande ou pequena, a maneira de agir é a mesma! Não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Vá fazendo aos poucos, e sempre, dentro de um planejamento. Ataque o que é mais importante primeiro (ou o que pode ser feito “já”). Lembre-se que você vai precisar de ajuda de outras pessoas. Envolva-as! Seja buscando o conselho delas, seja convocando-as a “colocar a mão na massa” (principalmente nossos irmãos de ministério).

“Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança” (Provérbios 11:14).
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (Eclesiastes 4:9-10).

Uma boa regra  para saber o que fica ou vai embora, é você lembrar a ultima vez que o item foi usado. Se isso foi a mais de seis meses, e não se trata de item sazonal, é hora de livrar-se dele.

Comentário JP > Cuidado com “vacas sagradas”! Entenda o que de fato tem valor nesta vida! Evite apegar-se àquilo que atrapalha a busca dos verdadeiros tesouros.

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus” (Miquéias 6:8).

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